sexta-feira, 27 de julho de 2012

BALNEÁRIO HIDROTERÁPICO DE CAXAMBU - 27 DE JULHO “ CEM ANOS DE HISTÓRIA”.



Está localizado em frente às fontes Duque de Saxe e Beleza no interior do Parque das Águas .



O projeto foi do arquiteto Alfredo Burnier e sua construção teve inicio na década de 1910, quando o Parque foi reestruturado, podendo ser considerado construído no ano de 1912, quando teve a colocação de um vitral.



O prédio comporta uma fachada frontal mais avançada em relação às laterais e coberta por cúpula revestida por folhas metálicas, possuindo um grande vitral, na porta, que é dividido por painéis apresentando motivos e figuras da mitologia, aludindo às águas marinhas, como “Netuno” e “ Nereidas” .



Sua escadaria tem um lanço único e é ladeada por quatro colunas de capitéis jônico –romanos, duas de cada lado, sustentando o entablamento com a inscrição HYDROTERAPIA . Na década de 1950, foi colocado sobre sua cúpula o relógio da antiga torre do observatório, demolida com as reformas no Parque e que era uma bela construção erguida onde hoje estão um espelho d´água e uma ninfa .



Dentro do estabelecimento, são ministrados vários tipos de banhos, todos usando as águas minerais das fontes Mayrink. Como banho de imersão, em banheira estilo colonial:



Banho perolado, para relaxamento e afecções da pele .

Banho espumante perolado, com algas marinhas, para nutrir e revitalizar a pele .

Banho turco, para a redução de gorduras; necessita de prescrição médica .

Especial banho sulfuroso com pérolas de ar, para relaxamento, afecções da pele, artritismo, dores musculares e ácido úrico .

Banho sulfuroso simples, para artritismo e doença reumáticas .

Sistema de duchas:



Duchas circular, como calmante e relaxante .

Ducha escocesa, relaxante e excitante, necessita de indicação médica e forma de aplicação.
Saunas :


Sauna finlandesa, a vapor, para desintoxicação do organismo, relaxante, fluidificação das secreções pulmonares; necessita orientação médica.

Antigamente, havia consultórios médicos funcionando dentro do Balneário, para consultas crenoterápicas.




Atrás do Balneário, fica a caldeira do estabelecimento. Hoje em dia, está modernizada, funcionando a óleo . Seus apitos marcam a vida da cidade como faziam, nas cidades antigas, os sinos das Igrejas . Nos dias úteis ela sílva às 06:30, 07:00 horas, 11:00 horas, 12:00 horas e 16:00 horas . Nos dias de festas e nos casos graves ( como nos incêndios ) ela silvava para festejar um acontecimento ou para alertar a cidade de um imprevisto.

Fonte de consulta Livro “O PARQUE DAS ÁGUAS DE CAXAMBU” volume 1- página 14 – Escritora Maria de Lourdes Lemos – Ano 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário