sexta-feira, 27 de julho de 2012
BALNEÁRIO HIDROTERÁPICO DE CAXAMBU - 27 DE JULHO “ CEM ANOS DE HISTÓRIA”.
Está localizado em frente às fontes Duque de Saxe e Beleza no interior do Parque das Águas .
O projeto foi do arquiteto Alfredo Burnier e sua construção teve inicio na década de 1910, quando o Parque foi reestruturado, podendo ser considerado construído no ano de 1912, quando teve a colocação de um vitral.
O prédio comporta uma fachada frontal mais avançada em relação às laterais e coberta por cúpula revestida por folhas metálicas, possuindo um grande vitral, na porta, que é dividido por painéis apresentando motivos e figuras da mitologia, aludindo às águas marinhas, como “Netuno” e “ Nereidas” .
Sua escadaria tem um lanço único e é ladeada por quatro colunas de capitéis jônico –romanos, duas de cada lado, sustentando o entablamento com a inscrição HYDROTERAPIA . Na década de 1950, foi colocado sobre sua cúpula o relógio da antiga torre do observatório, demolida com as reformas no Parque e que era uma bela construção erguida onde hoje estão um espelho d´água e uma ninfa .
Dentro do estabelecimento, são ministrados vários tipos de banhos, todos usando as águas minerais das fontes Mayrink. Como banho de imersão, em banheira estilo colonial:
Banho perolado, para relaxamento e afecções da pele .
Banho espumante perolado, com algas marinhas, para nutrir e revitalizar a pele .
Banho turco, para a redução de gorduras; necessita de prescrição médica .
Especial banho sulfuroso com pérolas de ar, para relaxamento, afecções da pele, artritismo, dores musculares e ácido úrico .
Banho sulfuroso simples, para artritismo e doença reumáticas .
Sistema de duchas:
Duchas circular, como calmante e relaxante .
Ducha escocesa, relaxante e excitante, necessita de indicação médica e forma de aplicação.
Saunas :
Sauna finlandesa, a vapor, para desintoxicação do organismo, relaxante, fluidificação das secreções pulmonares; necessita orientação médica.
Antigamente, havia consultórios médicos funcionando dentro do Balneário, para consultas crenoterápicas.
Atrás do Balneário, fica a caldeira do estabelecimento. Hoje em dia, está modernizada, funcionando a óleo . Seus apitos marcam a vida da cidade como faziam, nas cidades antigas, os sinos das Igrejas . Nos dias úteis ela sílva às 06:30, 07:00 horas, 11:00 horas, 12:00 horas e 16:00 horas . Nos dias de festas e nos casos graves ( como nos incêndios ) ela silvava para festejar um acontecimento ou para alertar a cidade de um imprevisto.
Fonte de consulta Livro “O PARQUE DAS ÁGUAS DE CAXAMBU” volume 1- página 14 – Escritora Maria de Lourdes Lemos – Ano 2001.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário