segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

INFORMAÇÕES/ÚTEIS FICHA LIMPA



Os Ministros do STF prestaram um relevante serviço à sociedade levantando um arame farpado que deve manter alguns dos principais nomes da Política Nacional afastados das urnas por um bom tempo. A decisão do Supremo torna inelegíveis por oito anos políticos cassados, que renunciaram o Mandato para fugir de processo de cassação e os condenados por Órgão Colegiado, independente de o caso ter ou não sido julgado em última instância. Esta proposta foi iniciativa popular, tendo sido aprovada pelo Congresso após obter mais de 1,3 milhão de assinaturas e promulgado em Junho de 2010, já em meio ao processo eleitoral.

O resultado final decidiu que a Lei é Constitucional, tendo sete Ministros, contra quatro, votaram nesse sentido. Prevaleceu, assim, a idéia de que a Ficha Limpa não impõe sanções, apenas condições de elegibilidade. A decisão vem, com efeito, ao encontro de um justo desejo por mais moralidade na Política Brasileira .

A Ficha Limpa pretende atuar como prevenção contra escolhas duvidosas do eleitor . Além do laivo paternalista, não dá garantia alguma de progresso real, pois nem só de criminosos se faz má política .

Esta matéria foi tirada do Jornal Folha de São Paulo do dia 17 de Fevereiro/12 na mensagem VITÓRIA DA FICHA LIMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário