A convite da APROCAM ( Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira ) e SEBRAE-MG foi realizado no dia dois deste mês na cidade de Carmo de Minas, no Clube URCA, situado na Rua Francisco Isidoro, nº 128, Centro, o lançamento oficial do “SELO DE PROCEDÊNCIA DO CAFÉ DA REGIÃO DA SERRA DA MANTIQUEIRA DE MINAS GERAIS”, onde estiveram várias autoridades da área Federal, Estadual e Municipal, ou seja, Deputados, Prefeitos e Vereadores, bem como os produtores de café da região .
A região cafeeira do Sul de Minas é composta por 22 municípios ( Baependi, Brasópolis, Cachoeira de Minas, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição das Pedras, Conceição do Rio Verde, Cristina, Dom Viçoso, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Natércia, Olimpio Noronha, Paraisópolis, Pedralva, Pouso Alto, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e Soledade de Minas ), incluindo CAXAMBU.
A abertura dos trabalhos foi efetivada pelo Prefeito anfitrião de Carmo de Minas Yuri componente da mesa oficial, onde estavam o Secretário Estadual de Transporte/Obras Carlos Melles, o Deputado Estadual Antonio Arantes e o Secretário de Agricultura de Minas, representando o Governador Anastásia e o Presidente do SEBRAE-MG e outras autoridades .
Houve, ainda a entrega para diversos proprietários rurais do comprovante do SELO DA REGIÃO DA SERRA DA MANTIQUEIRA- INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA que dá uma valorização ao café colhido, tanto na esfera regional e também a nível internacional, pois tem um preço diferenciado e superior ao mercado, trazendo assim um ganho maior aos plantadores.
Após a entrega dos certificados foram feitas palestras sobre os temas “Indicações Geográficas e Caso de Sucesso na Região da Mantiqueira”. Os agraciados com o SELO ficam agora numa condição de supremacia entre os demais produtores, sendo certo que tiveram o reconhecimento pelo plantio/colheita desenvolvidos em suas propriedades ao longo de décadas de cultivo. O evento teve a cobertura da imprensa escrita e televisada de todo o País, o que demonstra o interesse da sociedade voltada para a cultura do café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário