sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TÁ RUIM, MAS TÁ BOM

A saúde da cidade é o setor mais vulnerável e criticado pela população em todas as suas camadas ( pobre e rica ), inclusive dando origem a uma CPI no Legislativo Municipal. Entretanto, o Prefeito Municipal está procurando sanar estas deficiências, iniciando a implantação da FARMÁCIA DE MINAS, que é um projeto desenvolvido pelo Governo Estadual.


O prédio já está pronto, estando faltando os móveis e outros equipamentos para funcionamento. Os medicamentos e demais materiais serão fornecidos pelo Estado, consequentemente beneficiará a todos, sendo certo ter uma listagem de 119 itens, com distribuição gratuita de remédios que servem para tratar desde uma dor de cabeça até outros para tratamento de saúde mental.

Este trabalho será realizado e acompanhado pela Secretária de Saúde Dra. Marta Vieira e equipe, que estão empenhados na implantação dos serviços.

Tudo isso é para gastar menos, ser bem atendido, ter profissionais qualificados que acompanham e orientam os pacientes, não enfrentar fila, ter conforto em lugares próprios, protegidos do sol e da chuva e frio, sem precisar pesquisar preço, pois os produtos são gratuitos e oferecidos no mesmo lugar.

Este tipo de trabalho a ser oferecido é um novo modelo de assistência farmacêutica no SUS, onde a Farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência na prestação de serviços farmacêuticos para a população.

Outro ponto destacado, será a presença de profissional farmacêutico possibilitando a promoção do uso racional de medicamentos, identificando a necessidade real dos pacientes.

Assim fica minha conclusão final, TÁ RUIM a saúde na cidade? Sim o que não é surpresaem nosso Estado e pais, MAS TÁ BOM, isto pelo esforço do Legislativo e Executivo aprovando Leis e liberando recursos financeiros para manutenção e assistência dos Munícipes no hospital, pagamento do consórcio intermunicipal de saúde, internação em UTI´s, pagamentos de exames diversificados e transporte de pacientes para outras cidades parceiras no tratamento de doenças não atendidas na cidade.

Ressalta-se que o Estado oferecerá todas as condições de funcionamento da FARMÁCIA DE MINAS e o Município fará as adequações necessárias aos órgãos de saúde para viabilizar o atendimento mais rápido e eficiente .

A luta continua, vamos em frente que atrás vem gente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário