quarta-feira, 20 de maio de 2009

AVILMAR APÓIA FÁRMACIA DE MINAS EM CAXAMBU

Preocupado com a saúde da população, Avilmar Hemetério, vereador pelo DEM em Caxambu, está apoiando a implantação da Farmácia de Minas na cidade. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde da cidade pretende implantar o serviço que hoje é oferecido pelo Governo do Estado. Já foram realizadas reuniões sobre o projeto e Avilmar esteve participando como representante do Legislativo.
Para que a Farmácia de Minas seja colocada em funcionamento em Caxambu, o Executivo Municipal precisa fornecer o local de funcionamento. Os medicamentos e demais materiais serão fornecidos pelo estado. O serviço vai beneficiar a população mais carente. Até agora somente 60 cidades no Estado estão com a Farmácia de Minas em funcionamento. O Programa Farmácia de Minas, reconhecido como Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica, com recursos do Tesouro Estadual de cerca de R$ 66 milhões, irá estruturar, até 2010, 600 unidades em municípios de até 30 mil habitantes. "Quero destacar o empenho da Secretária de Saúde Dra. Rita de Cássia, e dos funcionários José Júlio e da Vanessa Negreiros, assim como dos demais membros da equipe de saúde da cidade que estão empenhados na implantação do serviço em Caxambu" - disse Avilmar.

O Serviço


A população poderá receber medicamentos, dentro de uma lista de 119 itens, com distribuição de remédios que servem para tratar desde uma dor de cabeça até outros para tratamento de saúde mental. Gastar menos, ser bem atendido, ter profissionais qualificados que acompanham e orientam os pacientes, não enfrentar fila, ter conforto em lugares adequados, protegidos do sol e da chuva, sem precisar pesquisar preço, pois os produtos são gratuitos e oferecidos no mesmo lugar. Também é interessante porque a Farmácia passa a funcionar imediatamente após sua inauguração”, explicou o coordenador do Programa Farmácia de Minas, Homero Cláudio Rocha Souza Filho. Homero ainda comentou que a Rede é a definição de um novo modelo de assistência farmacêutica no SUS, onde a Farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência na prestação de serviços farmacêuticos para a população. Outro ponto destacado pelo técnico é que a presença do profissional farmacêutico possibilita a promoção do uso racional de medicamentos, identificando a necessidade real da população. Além disso, tudo que é dispensado na unidade, mesmo medicamentos que em drogarias comerciais são vendidos sem receita, depende de prescrição médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário